Pequenos Detalhes


“A Especiaria deve circular.” – Frank Herbert
 A informação também devia circular, existia um slogan que dizia que a informação quer ser livre, contudo é complicado ela ter essa liberdade quando não é difundida. Os grandes meios de comunicação tem uma tendência para ignorar pequenos eventos, de limitar a informação que difundem ao que é mais popular, que vai vender mais. A internet veio permitir a existência de canais de divulgação alternativos, contudo não basta criar-se um canal para divulgar informação, é necessário que as pessoas tenham conhecimento da sua existência, caso contrário a informação fica limitada à audiência reduzida que é o circulo de amigos e conhecidos do autor.

Quando o objectivo é divulgar informação é necessário que também se tenha uma maneira de a receber, para podermos ser informados do que acontece e retransmitir essa informação, com conteúdo critico adicional ou não.


O mais surpreendente ao passear pelos blogs/sites sobre BD é descobrir que a maioria não possuí uma maneira simples os responsáveis. Não existe um morada de e-mail para onde seja possível enviar a informação, ou um página de contacto que servia de “caixa de correio" para entrar em contacto com o(s) autor(es) do blog/site.

Apesar do meio ser pequeno, muito pequeno, e ser fácil conhecer-se as pessoas todas, a verdade é que sites/blogues que pretendam divulgar a banda desenhada (ou outra arte) deviam ter uma maneira fácil de se entrar em contacto, para se poder enviar informações sobre os eventos ou publicações que se fazem. Na ausência de um meio de contacto com os autores/divulgadores quem quiser transmitir-lhe uma informação vê-se forçado a deixar essa informação num comentário que deveria servir para falar do que o autor/divulgador escreveu, e não sobre algo que outra pessoa pretende promover.

Se o meio é pequeno, o público é reduzido e tem vindo a desaparecer, quem pretende divulgar a arte que é a banda desenhada deveria ter uns pequenos cuidados com algo tão simples como permitir um fácil contacto por parte de quem pretende divulgar o seu trabalho.

Não é este pequeno detalhe que me impediu de enviar a informação sobre o lançamento do Minizine para a maioria dos sites/blogues mas tornou a tarefa mais complicada. A informação chegou à maioria das pessoas que a poderiam divulgar a um público que em principio tem interesse em saber novidades sobre BD, a divulgação ou não dessa informação ficou completamente ao critério de que a recebeu, e aos critérios “editoriais” que utilizam.

Curiosamente dos poucos que divulgaram o MiniZine a maioria esqueceu-se de indicar a morada do blog, algo que para uma publicação amadora é um bocadinho prejudicial, se a maioria das pessoas não tem disponibilidade para estar a efectuar encomendas, em particular de publicação alternativas em que não conhecem a maioria dos autores, existe sempre uma curiosidade em ficar a conhecer um pouco melhor o trabalho.

Uma notícia publicada num blog/site podendo não se transformar numa venda, pode servir para ter tráfego num blog, para ganhar algumas pessoas que começam a seguir o trabalho que se efectua.

A indicação do sitos de autores e de uma publicação de circulação restrita deveria ser algo corriqueiro, contudo por estes lados, esse pequeno detalhe é geralmente esquecido, e se alguém quiser ficar a saber mais sobre um determinado assunto terá de recorrer ao Google! Parece ser essa a filosofia (errada) de alguns divulgadores.

Num mercado cada vez mais frágil, o “mundinho” da BD tem um tendência a comportamentos autofágicos. Não é exactamente uma novidade, só a mera constatação de um facto.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.